8 de dezembro de 2012 | By: Fidelis di Luigi

SOPRESSATA MORMONELA




    
Igreja do Divino Espirito Santo, na cidade de Poções






Numa 5ª feira de 26 de Julho deste ano , o primo Eduardo Sarno, comentou um artigo que lhe enviara sobre a fabricação da “Sopressata  Mormonela”   . No bom português, Lingüiça da cidade de Mormano, Itália.   Para iniciar, sugiro revermos o artigo do WWW. Estadão.com.br: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,linguica-com-pos-graduacao-,905827,0.htm
   
Amostra Espanhola da sobressata.
                                                                                                                                                            
A nossa cidade de Poções – Ba, cidade que nossos antepassados escolheram para viver, se iguala a Itália, no clima ameno, chegando  no inverno aos +6 º C, próprio para a ambientação dos imigrantes Italianos que lá chegaram e favorecendo também a fabricação de alimentos da terra distante que deixaram.
Mamãe Railda provando a amostra.
Muitos alimentos são conhecidos: o macarrão, a pizza, o Pionono, o sanguenacho, a pita doce, a titharata  e inclusive “As linguiças que se curam com o tempo, não necessitando de cozimento para manjare.
Para abrilhantar este documentário, irei perguntar e explorar mais a minha madre; Railda de Vasconcelos Sarno, brasileira, que  no convívio aprendeu com suas cunhadas italianas: Anina, Angelina,Rosina, Joseppina, Francisca e as nossas tias Ana Maria e Lina.
A partir deste aprendizado, mamãe passou a fabricar as “linguiças Italianas “ lá em casa. ( vide fotos da mutação da nossa casa.).
O produto  era disputado por todos , sua qualidade e paladar elogiado e requisitado... Parte do que era produzido, era enviado para os parentes, outra parte enviada para Salvador, onde estudávamos e a ultima parte consumida lá em casa. A época das linguiças coincidia com nossas férias de ½ de ano ou São João.  Que férias !!
Meu pai, Luigi Sarno, sempre foi um incentivador pela necessidade de manter a tradição e estar mais próximo das lembranças da sua Mormano.
Com a ajuda de Railda, nos seus 91 anos, descreveremos como fabricar uma verdadeira Lingüiça  Italiana
O MATERIAL  
Carne de porco, filé ou colchão, sem gordura. Sal, corante (algumas vezes vinha da Italia), erva doce e pimenta do reino.
PREPARO
Para esta parte registro a participação de Tia Helena que morava lá em casa como Irmã de  Railda.
Cortar em pedaços a carne de porco, moer na máquina, espalhar no tabuleiro para temperar:
ENCHIMENTO
Com antecedência, compra-se as tripas de porco, lava-se com vinagre, laranja cortada; vire-a pelo avesso e lave-as novamente. Hoje o mercado fornece estas tripas prontas para o uso e já higienizadas.
Com um funil ou máquina própria, a carne é introduzida nas tripas, preenchendo e amarrando. Pronto esta etapa, vamos perfurar com o espinho da laranjeira para remover o excesso de gordura e arejar o material para a perfeita cura.
ESTOCAGEM
Em suportes tipo madeira atravessada na despensa, de parede para parede, coloca-se as preciosas linguiças penduradas  por +-  15 dias para a cura . Ficam parecidas com o salame (só parecida) Uma delicia!!!
A quantidade depende do freguês. Para uso familiar estima-se de 15 a 20 Kg são suficientes para um bom estoque.
Ah ! O quintal de tio Luiz !  Muitas frutas; Uvas,Marmelo, Maça, Pera. Goiaba, Laranjas, Lima, Vinagreira,Mamão, limão,Figos... e Mangas. Na foto Eu e José no quintal do tio Luiz.
OUTRA SITUAÇÃO
Quando o porco é cria da casa, estima-se que maior será o estoque final.
Assisti certa vez a matança do porco que papai criou no quintal de casa. Veio o Sr, Erotildes que trabalhava no armazém para fazer esta tarefa. Após a sangria, lavava com água fervente para a retiradas dos pelos esfregando  com “caco de telha” até  ficar limpinho.
Na etapa do retalhar, retirava-se as internas e separava –se as partes de carnes ideal para iniciar a fabricação com qualidade.
Coisas do passado e tradição para nossos antepassados. Hoje como qualquer consumidor, vamos ao bom mercado e compramos as verdadeiras e genuínas linguiças Made Italy.

1 comentários:

Anônimo disse...

I do not know whether it's just me or if perhaps everyone else encountering issues with your website. It appears as though some of the written text within your posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if this is happening to them too? This may be a problem with my internet browser because I've had this happen
before. Cheers
Feel free to surf my webpage ; Tuition Singapore