24 de abril de 2011 | By: Fidelis di Luigi

BIO COMBUSTÍVEL

Hoje se fala muito sobre o uso do bio combustível, e a mídia vem mostrando a toda hora, promovendo o uso e os testes com os combustíveis alternativos. Com a nossa matriz, que deriva do petróleo, produzimos o óleo Diesel, que move nossos caminhões, transportando as riquezas do pais e as máquinas que rasgam a terra, para criar o futuro da nação. O mundo busca outras fontes renováveis e limpas. A alternativa, a que me refiro, são os óleos vegetais que podem promover a substituição do óleo Diesel.


Fomos ,Carlos Américo e Eu a fazenda produtora do dendê

O jornal MAF da Bahema e a Tarde publicaram o evento
Em 1985, trabalhando com a Construtora Norberto Odebrecht, participei da experiência da utilização do óleo do DENDÊ como veículo na mistura com o diesel. Experiência descrita na publicação " O Maf ", ano V I nº 38 de 1985, da Bahema S.A. representante Caterpillar na Bahia, onde trabalhei anteriormente.


Participaram nesta experiência a Construtora N. Odebrecht, Caterpillar do Brasil e a Bahema S.A.. Iniciamos a experiência com a preparação do motor Cat 3306, aplicado posteriormente em uma Carregadeira Cat 966 C, colocada para trabalhar na obra CNO da Pedra do Cavalo, Bahia.

Visitamos a fabrica do óleo de Dendê. para garantir o produto adequado e sem interrupção do fornecimento, isto aos cuidados do técnico Carlos Américo. Na obra instalou-se tanques para proceder a mistura e estocagem. O abastecimento feito normalmente com o caminhão comboio.

Esta experiência foi com um acompanhamento seguro, pelo controle de manutenção , técnicos da C.N.O e da Bahema/Cat. No dia-a-dia tínhamos certeza do sucesso desta tarefa inédita.

Reunião para acompanhamento do evento.
No diesel, utilizamos uma proporção de dendê em 50/50 o que seria hoje um D-50. Vale salientar que hoje usa-se um diesel D2. As vantagens apareceram. E não foi um acarajé ! Teve muita economia com as trocas do óleo lubrificante, este com maior tempo para craquear, assim, se trocávamos com 100 hs, passamos a trocar com 200 hs . A poluição ambiental teve significativas melhoras. O desempenho da máquina não se alterou.

Motor no dinamómetro. Eu, Américo, Reina e Galinho.
Após o termino de 2000 hs de testes foi o motor removido e enviado para as oficinas da Bahema, onde sofreu análises, constatando sua perfeita integridade, sem maiores desgastes. Fantástico !! Fiquei muito feliz de ter participado deste evento.

1 comentários:

Coordenadora do Curso de Nutrição - Faculdade Ruy Barbosa disse...

Muito interessante...esses combustíveis alternativos, quanto mais utilizados, melhor, pois haverá menos poluição do ar.