6 de março de 2011 | By: Fidelis di Luigi

Bahia ! Alegria, já é Carnaval

Sou movido a eventos, que são minhas inspirações para relembrar os mais diversos assuntos de interesse de minha neta Luiza e para relembrar "pingos" deste assunto... eis que chegou o Carnaval... maior festa popular do planeta. Antigamente durava 3 dias de festas... aqui na Bahia gostaram, foram brincando e ficou nos 7 dias. O povo gostou, muitos turistas e muita tecnologia com o advento do Trio Elétrico.

Inicialmente, a festa era no circuito Campo Grande até a praça Castro Alves. adicionaram o circuito Barra à Ondina. E agora, no Rio Vermelho, estreia o espaço Caramuru e na Praça da Sé, o Pelourinho.

Um traje de carnaval das antigas.
Na foto, Railda de Vasconcelos Sarno

Minha juventude foi em Poções, como ainda não tinha idade para ir ao clube, assistia nas ruas o desfile das caretas, que em bloco apareciam para assustar as crianças. Um baluarte desta brincadeira, foi o Dr. Alcides Reis, que gostava imensamente desta forma de alegria. Ele e outros personagens, escondidos sob o disfarce de diabos ou macacos, percorriam a cidade, levando alegria para todos.

Uma festa no Clube. Conhece alguém? Eu estou ai...
Uma batucada com tamborim e tudo mais, era outra atração, sob o comando de Nelito. Sucesso por onde passava.

Com meus 15 anos, ainda impedido de ir a festa noturna no clube, via minha tia Helena saindo para participar e eu ficava com minha angustia, questionando e tentando descobrir como era a noite de festa do Carnaval no clube.

No meu quarto, com as serpentina e os confetes que titia trazia, eu enfeitava meu quarto e sozinho simulava a minha grande festa de Carnaval.

Ufa !!Agora posso ir as festas... lembro que o clube ficava na praça, junto a Igreja do Divino. Lá acontecia as famosas batalhas de confetes, tendo como o maior folião o Tio Corinto Sarno.

O Novo Clube social, agora na praça da Bandeira, maior e com comodidades acompanhando o desenvolvimento da cidade. Lá íamos a festa com fantasia, toalhinha para o suor, lança perfume para refrigerar o pescoço da gatas.. tínhamos também os óculos de plástico para proteção do jatos do lança perfume que era constante nas brincadeira mais agressivas, sem esquecer as serpentinas e os confetes.

Orquestra a postos !! Hora de começar... As marchinhas imperavam.... me dá um dinheiro aí... Índio quer apito HuHuhuhu... assim, de idas constantes ao Bar para refrescar a garganta, a noite ia passando com outras marchinhas de sucesso.

Um flagra dos pequenos na festa infantil. Na foto:
frente: Cláudia Sarno, meio:Marcos de
Tidinha Schettini e no fim:
Luciana Sarno

Em Salvador, um outro circuito ficou famoso pela apresentação do Carnaval do passado. No Pelourinho a ordem é deixar o estresse para traz e avançar na alegria.

Tempo bom !! "Hoje só não vai atrás do trio elétrico quem já morreu" e a ordem é : Vá para um Camarote e melhor ainda se for 0800.

1 comentários:

jose carlos leto disse...

Parabéns, Luiz pelo resgate da história da nossa terra...