26 de fevereiro de 2011 | By: Fidelis di Luigi

Meu dentista

Minha cidade natal : Poções (Ba) - Foi lá que na minha infância fui apresentado ao "dentista". A cidade deveria ter seus 5.000 habitantes na sede e para dar o ponta pé nesta história, estava lá o dentista, Dr. IRUNDY MANTA ALVES DIAS , para cuidar dos nossos dentes...

Naquela época a escovação era feita só uma vez ao dia, pela manhã, e como resultado desta prática errada surgiram as imensas quantidades de cáries e obturações, quando não vinham as extrações. Quero lembrar à Luiza, minha neta, destas aventuras de ir ao dentista, porque hoje você tem todas as tecnologias e avanços da medicina, podemos chamar a odontologia de "notável"... nas suas diversas especialidades.

Vale também lembrar que os governos Federal, Estadual e Municipal , expandiram seus atendimentos para todos os recantos do Brasil e para todas as pessoas, com intenção de amenizar os estragos ocasionados pela falta, até então, deste atendimento ao público.

Lembro até hoje do suplício de sentar na cadeira do dentista, lá estava o "motor de obturar dentes" Ha ha ha! Um terror. Vamos descrever este motor.... Um dinossauro para os dias de hoje. Era movido a "pedaladas", que movimentavam as roldanas com correia, que por sua vez, transferia a força para outras e finalizava na ponta da broca. Assim de slap,slap,slap a máquina funcionava e a broca ia limpando as cáries, que eram obturadas posteriormente... Haja medo !!

Hoje faço meu acompanhamento preventivo no C.E.O. Centro de Especialidade Odontológica, aqui em Lauro de Freitas.


Nosso encontro

Relembrei desta história por ter encontrado, casualmente, com o Dr. Irundy no Imbui, em SSA... Conversamos e trocamos figurinhas... Lembrando deste tempo e também da sua trajetória. Hoje ele está com 81 anos, foi um exemplo para nós. Oriundo de uma família nobre com origem em Castro Alves, cuidou das letras como professor, diretor do ginásio, presidente do clube social e outras atividades... Poções! uma placa para perpetuar estes exemplos de bravura e dedicação a nossa terra se faz necessário já! Agradecemos.

Obs: Desculpe a minha memória, porém registro como dentista precursor, o Dr Plínio Lírio.

0 comentários: